Dúvidas?

Seu órgão público tem alguma necessidade específica e você não tem certeza se podemos ajudar? Você não compreendeu algum aspecto da nossa solução? Conheça abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre o NoPaper Cloud.

Modelagem de processos é o trabalho realizado para se representar graficamente processos de negócios em modelos, utilizando metodologias e técnicas. 

A modelagem de processos de negócios tem como objetivo documentar ou melhorar o que é feito, eliminar processos que não geram valor ou automatizar processos.  Nos órgãos públicos o principal benefício da modelagem de processos é a desburocratização.

Processo de negócio é um conjunto de tarefas e atividades sequenciadas por um espaço de tempo que devem ser realizadas para atingir um objetivo específico. Todos os órgãos públicos possuem suas funções governamentais (legislativa, executiva e jurisdicional) para exercer suas atividades estatais. Cada uma dessas atividades é composta por um conjunto de processos de negócios. Na função executiva, podemos citar como exemplos de processos de negócios os processos de licenciamento ambiental, processos de compras, processos de pagamento, processos de diárias, processos de suspensão de férias etc.

A Notação de Modelagem de Processos de Negócio é um conjunto de regras que definem o padrão para modelagem de processos de negócios através de forma gráfica e intuitiva, baseado em uma técnica de fluxogramas. Órgãos públicos que utilizam o BPMN para a modelagem de seus processos de negócios seguem as regras da notação.

Atualmente a notação é mantida pela OMG – Object Mangement Group e a versão atual da notação BPMN é a 2.0, de março de 2011.

Sim. A versão atual do NoPaper Cloud está integrada ao motor do Camunda, que é um software de BPMS open source. Com esta integração é possível efetuar a Modelagem de Processos de Negócios no Camunda e efetuar a automação do processo no NoPaper Cloud.

É uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade, elaborado no âmbito da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos. 

Além disso, o e-ARQ Brasil pode ser usado para orientar a identificação de documentos arquivísticos digitais.

É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.

O sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.

Certificado digital é uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Ele equivale à uma carteira de identidade do mundo virtual. Imagine uma versão eletrônica de todos os seus documentos, segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico. Essa ferramenta está disponível no Brasil desde 2001, após a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.

ICP-Brasil é uma cadeia hierárquica que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificar virtualmente pessoas físicas ou jurídicas. 

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras foi criada por meio da Medida Provisória 2.200-2 de 2001, que viabilizou a emissão dos certificados digitais. Nessa norma foram instituídas as hierarquias e os tipos de certificados que seriam oferecidos no país.

A principal autoridade da ICP-Brasil é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cuja missão é manter e executar as políticas da ICP-Brasil.

Com a entrada em vigor da Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, um documento no suporte digital pode ser assinado através de 03 (três) tipos de Assinatura Eletrônica:

Assinatura Eletrônica Simples – aquela que:

a) Permite identificar o seu signatário;
b) anexa ou associa dados a outros dados em formato eletrônico do signatário;

Assinatura Eletrônica Avançada – aquela que:

a) está associada ao signatário de maneira unívoca; 
b) utiliza dados para a criação de assinatura eletrônica cujo signatário pode, com elevado nível de confiança, operar sob o seu controle exclusivo;
c) está relacionada aos dados a ela associados de tal modo que qualquer modificação posterior é detectável;

Assinatura Eletrônica Qualificada – aquela que utiliza certificado digital, nos termos do disposto na Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001

O NoPaper Cloud permite a utilização dos 03 (três) tipos de assinaturas previstas na Lei 14.063/2020: Assinatura Eletrônica Simples, Assinatura Eletrônica Avançada e Assinatura Eletrônica Qualificada.

O NoPaper Cloud foi desenvolvido de forma que mais de uma pessoa possa assinar eletronicamente quaisquer documentos entranhados ao processo, de forma simples e rápida. Basta que o usuário autorizado solicite as assinaturas desejadas.

Virtualização de processos e documentos é uma mudança de paradigma. É a criação e o gerenciamento de processos, documentos e tramitações através de arquivos natu digitais, ou seja, eles já nascem no suporte digital. Virtualizar um processo é fazer com que todo ciclo de vida de um processo ou documento, da abertura ao arquivamento, se dê exclusivamente de forma eletrônica.

Não. A Ágape Consultoria possui uma metodologia para virtualização de processos e documentos de acordo com a capacidade do seu órgão público. Como o NoPaper gerencia processos nos suportes papel e digital, é possível efetuar a virtualização dos processos e documentos por etapas.

Sim. Além de ser um software de Processo Eletrônico um de seus principais diferenciais é a aderência ao Modelo de Requisitos do e-ARQ Brasil. Com essa aderência, é possível criar na própria ferramenta o Plano de Classificação de Documentos, a Tabela de Temporalidade Documental e gerenciar os prazos de guarda do acervo documental nas fases corrente e intermediária, dando a sua correta destinação: guarda permanente ou descarte. 

O NoPaper Cloud também suporta todos os eventos de gestão arquivística: captura, tramitação, transferência, recolhimento, eliminação, abertura e fechamento de processos e dossiês, juntadas de processos por apensação e anexação, desapensação, entranhamento e de desentranhamento de documentos etc.

É possível efetuar a implantação o NoPaper Cloud e disponibilizar os primeiros processos eletrônicos nos primeiros 30 (trinta) dias. Ressalta-se, porém, que este prazo varia de acordo com o tamanho do órgão público e pela quantidade de tipos de processos que serão modelados e virtualizados, podendo este prazo chegar até 12 (doze) meses para conclusão da virtualização de todos os processos.

Sim. Caso seu órgão público passe a utilizar o NoPaper Cloud não será mais necessário utilizar nenhuma outra ferramenta para gerenciar documentos ou processos, que estejam no suporte papel ou digital. Por ter as características de um SIGAD o NoPaper Cloud contempla todas as funcionalidades necessárias para um perfeito gerenciamento de todos os seus processos e documentos.

Sim. Através de APIs e de Webservices é possível integrar o NoPaper Cloud com qualquer sistema de gestão que interaja com o processo eletrônico.

O NoPaper Cloud é um software de processo eletrônico, podendo ser usado em quaisquer áreas da administração pública: administrativa, recursos humanos, legislativa, judicial etc.

Sim. Cidadãos e Empreendedores podem abrir um processo eletrônico para solicitar quaisquer serviços ao seu órgão público.

Sim. O NoPaper Cloud controla os prazos por atividade de cada processo, sinalizando visualmente quais processos estão com prazo iminente para vencer e vencidos.

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Se o seu órgão público quer modernizar sua gestão de processos e documentos, nós podemos ajudar. Converse com um dos nossos especialistas e saiba mais.