Blog

Saiba quais são as 5 principais vantagens tecnológicas do NoPaper na pandemia

Esperançosos com o futuro que este ano nos reserva, 2021 tem trazido grandes desafios para todos nós. Seja no âmbito profissional, familiar ou pessoal, a pandemia da Covid-19 nos fez refletir sobre o que realmente importa, valorizar quem temos por perto e até mesmo repensar certas atitudes e comportamentos.

Mudanças nem sempre são fáceis, é verdade. Reproduzimos, há anos, diversas práticas. E com o meio ambiente, não é diferente. Muitas de nossas ações, infelizmente, têm contribuído para a destruição de florestas inteiras, extinção de espécies, mudanças climáticas e uma poluição descomunal. Uma dessas práticas é o consumo exorbitante de papel.

Segundo informações da Revista Galileu, um eucalipto rende de 20 mil a 24 mil folhas A4. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel e o consumo do brasileiro é de 44kg por ano, cada um de nós consome, em média, meia árvore anualmente. É uma quantidade gigantesca.

Para começar a dar o exemplo em casa e no trabalho, um gesto simples pode gerar muito impacto positivo, não só na natureza, como nas contas da sua instituição. Com os serviços do NoPaper Cloud, qualquer órgão público pode transformar documentos físicos em arquivos digitais, acessíveis por aplicativo ou navegador.

Essa solução inovadora surgiu para acelerar e simplificar as atividades do poder público, pensada para ajudar seus servidores e usuários a fazerem melhor uso do seu tempo e dos recursos naturais. Ao substituir processos em papel por versões digitais, fica fácil armazenar, pesquisar e encaminhar esses documentos quando necessário, afinal, eles não precisam de caixas, pastas, depósitos e procedimentos para prolongar sua vida útil.

Por não necessitarem de espaço físico, documentos digitalizados poupam recursos naturais, o que contribui para a preservação do meio ambiente. Um exemplo real é o da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Desde a sua implementação, de acordo com o site nfe.fazenda, mais de 90 bilhões de folhas de papel foram eliminadas. A versão impressa das notas exigia, em média, quatro vias.

Substituir o documento em papel pelo digital é uma necessidade mundial e tem ocorrido gradualmente em diversos setores. E, nesse contexto, o setor tecnológico é fundamental e decisivo para apresentar soluções seguras, que substituam processos burocráticos e passíveis de fraudes. As informações geradas e gerenciadas pelo NoPaper Cloud ficam armazenadas em um dos Data Centers mais modernos do Brasil, o que assegura sua disponibilidade online, integridade e segurança, faça chuva ou faça sol.

Funcionalidades

Nós transformamos documentos físicos em arquivos digitais, acessíveis por aplicativo ou navegador, além de digitalizar processos e serviços de interesse dos servidores, cidadãos e empreendedores. Com uma única solução, você pode simplificar as rotinas processuais internas, atender aos requisitos legais de transparência, interagir eletronicamente e levar mais sustentabilidade ao seu órgão público.

Mas o NoPaper vai muito além disso. As informações geradas na plataforma ficam armazenadas em um dos Data Centers mais modernos do Brasil, o que garante disponibilidade online, integridade e segurança. O sistema contempla todas as funcionalidades necessárias para um perfeito gerenciamento de todos os seus processos e arquivos. Confira abaixo:

Gestão Documental

Toneladas de papel são economizadas com o NoPaper, que reúne digitalmente todos os documentos do executivo e legislativo e permite o monitoramento do ciclo de vida e fluxo documental de cada um deles. A plataforma permite a captura, tramitação, transferência, recolhimento, eliminação, abertura e fechamento de processos e dossiês, juntadas de processos por apensação ou anexação, desapensação, entranhamento e de desentranhamento de documentos.

Padronização de Documentos

A ferramenta permite, ainda, criar modelos de documentos e manter um padrão para cada finalidade, o que dá consistência aos processos e facilita a identificação desses materiais.

Notificações Push

Acompanhe a tramitação de processos pela ferramenta e também com notificações push, que chegarão ao seu smartphone em tempo real cada vez que for registrada uma movimentação.

Portal Externo

Cidadãos e empreendedores podem fazer solicitações, enviar documentos e acompanhar sua tramitação em um portal externo.

Assinatura Eletrônica

As assinaturas eletrônicas e a digitalização de registros e documentos garantem ao seu órgão público simplificar, desburocratizar, dar celeridade e evitar o contato presencial em grande variedade de transações. O NoPaper Cloud permite a utilização dos três tipos de assinaturas previstas pela lei: Assinatura Eletrônica Simples, Assinatura Eletrônica Avançada e Assinatura Eletrônica Qualificada.

Com a plataforma, mais de uma pessoa pode assinar eletronicamente quaisquer documentos ligados ao processo, de forma simples e rápida. Basta que o usuário autorizado solicite as assinaturas desejadas.

Todas essas funcionalidades são a oportunidade perfeita para manter seu órgão público em pleno funcionamento durante a pandemia. Online, a plataforma permite trabalho remoto, acesso a serviços, documentos e processos sem contato físico. Tudo isso, para proporcionar mais agilidade, eficiência e segurança aos usuários do nosso sistema.

Viu como é fácil ter responsabilidade social, qualidade de vida e ainda preservar os recursos naturais, tudo ao mesmo tempo? Se você deseja agir com economia, eficiência e transparência no Poder Legislativo ou Executivo, o NoPaper Cloud é a solução ideal! Entre em contato com nossos representantes para saber mais sobre nossos serviços e aplicar em seu órgão público.

Receba os nossos informativos

Fique por dentro dos eventos e das novidades que acontecem no mundo da tecnologia.

    Converse com um dos nossos consultores

    Se o seu órgão público quer modernizar sua gestão de processos e documentos, nós podemos ajudar. Converse com um dos nossos especialistas e saiba mais.